Biquínis, unhas e extintores...

Outro dia, na Avenida Paulista, uma amiga com quem eu acabara de almoçar apontou uma garota que passou por ela e disse:

- Nossa! Será que essa aí não tem espelho em casa não?

A “essa aí” a que ela se referia usava uma blusa que deixava a barriguinha de fora. Barriguinha não. Sem eufemismos. Na verdade era algo grande, transbordante, para fora da calça, como um muffin com um umbigo em forma de botão de elevador. Mas mesmo que o umbigo desse muffin não parecesse com algo escrito “sobe” e fosse só uma minicaverninha, a imagem não era muito agradável de ser vista. Isso é fato. Ganharia o veredito “errado” naquelas seções de fim de revista que apontam como as mulheres estão vestidas.

Barriga é algo muito simples: pele e umbigo. Só. E, mesmo assim, muitas mulheres não acionam o “semancol” e usam as tais blusinhas que mostram o que não é tão bonito assim de ser visto. E outras garotas, como essa minha amiga, acabam notando que não ficou legal.

Mas existe uma parte do corpo mais complexa e que as garotas, até as mais críticas, não percebem o quanto interfere na beleza feminina: os pés!

Pés são partes complicadas do corpo, pois cada um tem cinco dedos em tamanhos e formatos diferentes. Alguns maiores do que outros. E em algumas mulheres os que são maiores não deveriam ser os maiores. Até dizem que a mulher que tem o dedo indicador do pé (sei lá se tem um nome específico para ele) maior que o dedão costuma mandar no marido. Em mim não, porque uma mulher com um pé assim tem beeeem menos chances comigo. Na verdade, já saí com garotas bonitas e que, quando vi o pé, o encanto passou. Adoro pés femininos! Mesmo! Mas precisam ser bonitos, bem feitos, bem cuidados, anatomicamente moldados por Deus! Sou quase um podólatra.

Mas continuando... São cinco dedos, cada dedo tem uma unha, e cada unha tem um formato. Uma vez vi uma unha que era pequena, redonda, ficava bem no meio do dedão; parecia uma ilha perdida no meio do Pacífico. E o dedão ainda reluzia. Sei lá, me deu uma má impressão. E o pior é que não consigo disfarçar. Incomoda-me a ponto de me hipnotizar. Fico olhando, me martirizando, tentando expiar os meus pecados.

Entretanto não é só o formato dos dedos e das unhas que determinam a beleza de um pé, mas também o distanciamento entre um dedo e outro. Tenho uma amiga com um pé que não tenho coragem de olhar. O dedão e o segundo dedo (o tal indicador do pé!) são beeeem separados, como um golfo. Se alguém dissesse que ela chutou um extintor de incêndio, que isso separou os dedos e que o pé nunca voltou ao normal eu acreditaria.

Isto posto, sendo pés partes mais detalhadas do corpo humano, a probabilidade de um pé ser bonito é muito menor do que uma barriga. Mas é aí que mora o problema. As mulheres acham bonitinhas as sandálias rasteirinhas nas vitrines das lojas e se esquecem que os pés delas vão dentro. Se um pé é bonito, mas bonito mesmo, aí tudo bem, pode mostrar à vontade. Ganha até elogio meu (“como se isso valesse muito”, vocês devem estar pensando, né?). Caso contrário, calce um belo scarpin.

Minha conclusão: rasteirinhas são equivalentes a biquínis, enquanto sapatilhas, scarpins e tênis correspondem a maiôs. Olhe bem para o seu pé e avalie se você vai sair na rua de biquíni ou se o semancol te manda colocar um sobretudo.


================================
Quer receber as crônicas do TOQUES PARA MULHERES diretamente em seu e-mail?
Basta cadastrá-lo no canto superior esquerdo deste site, na parte
RECEBA NOVIDADES DO BLOG

40 comentários:

Unknown disse...

É, definitvamente pé não se escolhe qual vai ter, barriga dá pra se modificar com algum esforço... Mas veja, meu ex era viciado em pés, mas isso não o impediu de deixar meus lindos dedinhos muito bem cuidados por um par de pés "diferentes"... Mas, ainda assim, fico com meu vício em vaidade mínima, uma coisa que, definitivamente, toda mulher deveria ter... Usar dinheiro com isso não é gasto, é investimento em bem estar e felicidade!

Marina Avila disse...

Como sempre, muito engraçado. O pior é que é verdade.
Só faltou falar também das lanchas. Só acho que, nesse caso, não tem muita solução O_o
Minha prima fala que meu dedão parece o Zé Gotinha. É melhor achar graça do que ficar complexada. Enfim... =P

Renata disse...

E o que falar dos pés que, além dos cincos dedos, têm o seu formato original alterado por um joanete? Dependendo do caso(beem dependendo), é até bonito.
Gostei da comparação de rasteirinhas com biquínis e sapatilhas com maiôs.
Acho que hoje vou de sapatilha...

Regiane disse...

Querido Edson concordo com o que disse sobre algumas mulheres não terem "semancol" na hora de se vestir...rsrs.
Andando nas ruas ás vezes chego a me assustar em alguns casos.
Agora em relação a essa adoração por pés chega a ser bem polêmica porque cada mulher encara isso de uma forma e não geralmente para agradar os homens. É um cuidado que não deveria ser dispensado e que todas as mulheres deveriam ter.
E o que define que alguns homens tenham fetiche por pés? a explicação tem um nome: condicionamento. É algo que pode ter origem na infância. O homem pode ter tido, durante a infância, experiência positivas com os pés; os pés passaram a ser vistos/associados com coisas bonitas. Então, ele passa a associar isso ao prazer sexual.
O que mais chama a atenção, é o formato e a posição do dedo. O dedo magro indica que a pessoa demora mais para sentir ou para esquecer; um dedo mais gordinho é porque está cheio de emoção; significa que a pessoa é muito amorosa; já os compridos são pessoas que guardam mais ressentimento do que as de dedo curto; os dedos curtos representam que a pessoa simpatiza e antipatiza logo de cara com os outros; são pessoas explosivas (mas essa explosão dura pouco).
Eu adoro e cuido muito bem dos meus ..rsrs.

Unknown disse...

hahahahahaha!!! Muito bom.

Manu disse...

fala sério!!parece q os pés foram reduzidos a algo cujo objetivo seria satisfazer o olhar/fetiche de alguns poucos... um "viva!" àqueles que usam o q bem entendem e nos fazem lembrar q o importante é sermos felizes, do jeito q somos e usando o q queremos e quando queremos - mesmo q a ditadura do senso-comum diga o contrário rsrs :P

Edson Rossatto disse...

Ué, Anika, você pode usar o que quiser e quando quiser. Assim diz o artigo quinto da Constituição brasileira. Achar um pé bonito é o mesmo que assistir à novela das oito e dizer "Nooooossa! O Gianecchini está um gato!".
É só questão de opinião e gosto. Essa crônica é só uma brincadeira. Há exageros como numa caricatura ou num show de stand-up. Meu objetivo é só olhar o cotidiano feminino de uma forma mais engraçada. Sempre que estou escrevendo uma crônica sobre isso, tento ao máximo não escrever coisas que possam ofender, generalizar ou estereotipar as mulheres. Aqui em casa tenho uma mãe, três irmãs, uma sobrinha. Até minha cachorra é fêmea! Se eu não respeitasse as mulheres, apanharia...(rs) Leva a mal não, tá? (rs) Obrigado por acompanhar meu blog. Beijos!

Alê Oliveira disse...

Você é terrível contra os pés feiosos...rs

Mariana disse...

acabo de trocar a linda rasteirinha pela bela sapatilha...pelo menos até a próxima visita a pedicure rsrsrsrs...ótimo toque e viva o semancol!!!

Priscila Alanis disse...

Se eu estivesse no lugar da sua amiga e tivesse visto a cena da barriga, eu acho que faria o mesmo comentário, é muito feio quem não tem o senso do ridiculo.
Quanto aos pés, eu nem mostro os meus, só uso tênis.
Acho que tanto mulheres, quanto homens, tem que se cuidar por inteiro, não só pés, ou barriga, tem cuidar de td mesmo.

Unknown disse...

Poxa!
Eu sabia que alguns homens realmente tinham assim uma queda para pés ... mas vc me surpreendeu hehe
Muito bom o texto
Realmente algumas mulheres não muita noção das roupas que usam...quem dirá do cuidado com os pés.

mas acho que tanto o homem como a mulher tem que ter um bom cuidado não com uma parte especifica, mas sim o corpo todo. E não por simples aparencia, mas por bem estar e saude!

Claro que as mulheres precisam agradar os companheiros neh hehehe

Muito bom Edson!!
beijãooo

Kamy
Blog Cinco das Artes

Manu disse...

de nada ;) rs

The boss. disse...

Rialto uhauhadsuhdasuhadsuhdsau, é tenso mesmo.


Blyef

Raquel Murad disse...

Pobre das bailarinas, como eu. Esse ofício nos faz preterir os pés..hehe =P

Anônimo disse...

Vejamos, essa do pé tem que ser bonito vem de cada homem. Pois tenho um amigo que não pega meninas do pé sujo. Por exemplo eu, que é meio fresco, exigo boa aparência em tudo. Aposto que mulheres pensa o mesmo de nós. Se nós não nos vestirmos bem, aposto que nenhuma irá querer.

Prisicanalisando disse...

Creio que vc não é o unico homem a se sentir atraido por pés, já ouvi isso de outros maniacos obssessivos por pés.
Mas creio que o cuidado é tão importante qt ir ao salão de cabeleireiro.Problemas é que muitas cuidam do cabelo, que é mais nitido, enquanto os pés, causam pesadelos

thaic. disse...

Ah, que maldade. Embora eu concorde, já que tenho muito nervoso com os pés alheios. Mas eu acho todos eles feios, sendo que uns são menos feios que outros, haha.
Por isso, uso allstar e sapatos fechados sempre que posso. Mas quem gosta dos seus pés, que coloque eles pra fora. Eu não tenho nada com isso, haha.

Renatinha Araújo disse...

Ai Edson, senti até vergonha agora! kkkkkkkkkkk
Há um tempo eu tinha vergonha de mostrar meus pés... Só andava de tênis...

Não por serem feios, mas por serem muito grandes!
Eu calço 39! =x

Mas ultimamente eles estão tomando tenência e ficando mais bonitinhos... rs... Sei lá, acho que estou me acostumando com eles! rs...
Ainda continuo utilizando mais tênis que as famosas rasteirinhas... Mas não tenho mais vergonhas dos meus pés, graças a Deus! rs...

Que pena!
O "dedo indicador do meu pé" não é maior que o meu dedão... ='(
Não vou mandar no meu marido! ='( HAHAHAHAHA

Beijos!

Vany disse...

Não comentou nada de pé áspero... deve ser a etapa seguinte, certo? Primeiro o visual e, depois, o tato. Então, não se engane com aqueles pezinhos de anjo com unhinhas bem feitinhas mas calcanhar de lixa para argamassa... Agora, sério, curti muito seu texto! Beijos.

Gabi Mendes disse...

kkkkkkkkkkkkkk, ri horrores aqui!
Muito bom o texto!

Lika disse...

Olá....
Passando só pra dizer que adorei o seu blog...
Já li alguns textos e gostei de todos..
Parabéns...

(to te seguindo =D )

Abraços!!

Mii disse...

HAHAHAH, to rindo horrores!
Eu sempre falo que acho que o pé diz se uma pessoa é limpa ou não.

Adorei esse, assim como adorei os outros posts.

Beiijos

Nath Souza disse...

To gostando muito do que tenho lido.
Ah, eu sou fã de rasteirinhas... não posso usar salto com frequencia..rs

Bruna Andrade disse...

Tou adoraaando os textos!
Gente, vou confessar que eu tenho HORROR a pé! Verdade. Sempre tive. :X Pé bonitinho é só de bebê. Tinha mais horror ainda ao pé de uma colega de sala. Nossa, o pé dela chegava a hipnotizar e te deixar com uma careta estranha de tanto que o dedão e o 'indicador' eram separados.
Por isso uso sapatilhas. :D

Camila Monteiro disse...

hahahaha eu saio de maiô e rasteirinha entao.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

hahaha, Edson, vc é ótimo!!! Eu também detesto as rasteirinhas, não devido aos "pés feios de fora", mas porque não valorizam a mulher, simplesmente!! O pé pode ser lindo, a pessoa estar super bem vestida, mas de rasteirinha, acabou o glamour, sinceramente....hahahaha Beijos!! Luciana Cundari

Anônimo disse...

Muito bom! Hoje mesmo vi uma dessas barriguinhas muffin muito bem escondida sob uma camisa, mas a pessoa esqueceu de esconder os pés gordos e com esmalte anti-apagão. Fiquei horrorizada!

Unknown disse...

Ótimo texto ... sou meio paranóica com esse negócio de dedo indicador maior que o dedão. E olha que sorte, meu namorado tem esse dedo maior, e o meu é menor ... a regra vale para homens também ?

beijos

Rogério H. Pereira disse...

Eu não sei porque, mas gosto de fazer massagem em pés. (das mulheres... rsrs) Já vi muitos pés feios, inclusive os da minha irmã...rs

Unknown disse...

Conheci seu site por intermédio da entrevista no Papo de Boteco (blog que já sigo). E estou me tornando fã do seu também, pela forma como você escreve! Meus parabéns!
Sobre os pés, posso dizer que, certa vez, recebi um elogio que me deixou, ao mesmo tempo, surpresa e envaidecida! Não sabia que vocês, homens, reparavam nos cuidados femininos com os pés... Isso é bom!
Sobre as barrigas muffin, sem comentários... Hahahaha...

Anônimo disse...

"O dedão e o segundo dedo (o tal indicador do pé!) são beeeem separados, como um golfo. Se alguém dissesse que ela chutou um extintor de incêndio, que isso separou os dedos e que o pé nunca voltou ao normal eu acreditaria."

Chorando, chorando aqui...

Babih

Mônica Hatakeyama disse...

Brilhante!
Sou dona de um pé descritro na sua crônica auhauha O "dedo indicador" maior do que o dedão. (fiquei deprimida por alguns segundos por saber que não teria chances contigo, mas já passou), e, por esse fato, não uso rasteirinha e nem scarpins abertos, porque fica pior ainda! O lugar que era para aparecer o mínimo de 3 dedos para ficar delicado, acaba saltando todo o meu dedo indicador, e ele fica todo embolado ali...
Enfim, não uso e reprovo se vejo na rua!

Mar de LUNA disse...

Comecei a leitura e já odiando você, possivelmente por ser dona dos pés que não gostaria de ter. Mas como sempre acabo por apreciar mais uma vez sua sinceridade , até porque venho até o tpm já sabendo o que me espera. Mas alivia-me dizer que nunca me iludi a respeito de meus pés ( veja bem: não são tão ruins, apenas não são bonitos como eu gostari de tê-los...)e sempre optei por calçados que os escondam e, rasteirinha...jamais! Ah! Sabia que temos amigas que insistem em dizer-nos "nada a ver, deixa disso, seus pés são normais (? - claro que são, oras!), imagine se você não os tivesse...vamos lá, aquela rasteirinha vai ficar linda!!! Amiga???

Anônimo disse...

Gostei muito de todo o veredicto desse post!
E sim é verdade, há mts homens hj em dia que reparam nos pés de nós mulheres, inclusive, muitos tem feitixe!
E eles também mostram (e muito!) a higiene da pessoa.
E graças a Deus, eu tenho esse desconfiômetro de quando a unha não ta feitinha, ou o pé não está naquele melhor dia, usar um sapato fechado!
Porque ninguém merece né, mostrar só o que temos de melhor, e a primeira impressão é a que fica!
Abraço.

Cida disse...

Que maldade comigo!!! além de meu dedo do meio ser maior que o dedão, ainda tenho o dedo mindinho do pé esquerdo torto, ele fica em cima do seu vizinho, nunca mais vou usar sandalia de forma alguma....

Nahimana C. disse...

Despois de ler esse post, acho que nunca mais vou usar sandália. Nunca gostei do meu "dedo mínimo" do pé, mas nunca pensei que outras pessoas reparavam em pés. Agora sei que usar sandália não é mais seguro xD.
Evidentemente, foi um excelente texto (apesar de eu estar traumatizada) ^^.

mara disse...

nossa essa foi demais.agora to com medo ate de mostrar meus pés e olha que acho que não são horriveis kkk. mas também é dificil hein edson mulheres com pés anatomocamente moldados por DEUS rsrss. mas essa crônica foi tbm bem divertida viu, mas acho que agora nós mulheres ficaremos neoróticas com os pés kkkkk bjsss

Tereza Tilelli disse...

Ai ai ai! vc me fez pensar em andar de botinas....rsrsrs....pelo menos até terça-feira...kkkkkkkkkkkkkkkkk Adoro suas crônicas...divertidas!

Lola disse...

EU RI!

HSUAHSUAHSUAHSUASHUASHUASHUASHUAS

Mas ri pq tive um namorado podólatra e sempre impliquei mto com meu pé heuheuehuehuehue Ele, como todo resto de mim, não é "padronizado" haha: é meio larguinho, com o segundo dedo maior... e sempre achei meu pé mais funcional do que qqr coisa, mas depois desse namoro acho que nunca reparei tanto em pés! HSAUHSUAHSUSHAUSHUASHUAS Aquela reparação feminina mesmo, como sua amiga fez com a pancinha alheia hahaha

É complicado, até mesmo por isso de barriga e panz vc modifica, mas pés... vixi! HSUAHSUAHSUAS

Sobre meus pés, apesar dele não ser o padrão de beleza podo, algumas pessoas que curtem e viram disseram que acham-no "bonitinho", então vou acreditar, né! heuheuehuehueheu Embora ele tenha vários machucadinhos por culpa de alguns sapatos, seja larguinho e tenha o 2º dedo maior, ele tem um tamanho bom pra minha altura (35 xD), o direito tem uma pequena tattoo, discreta, de coraçãozinho que deixa o scarpin mais charmoso qndo uso e eles me servem pra sair andando por ae hehehehe

Enfim, o válido é manter bem cuidadinho e qndo for comprar um sapato aberto reparar mais em como o pé fica nele (esteticamente mesmo) do que apenas no fato do sapato ser bonito.

;*
s2

Ricardo disse...

Tem uns pés que são feios pra baralho.

Postar um comentário